Aprendizes fazem campanha de doação de sangue e movimentam Belém
Belém (8/10) – Nesta semana, os alunos do Programa “Aprendiz Cooperativo”, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Pará (Sescoop/PA), realizaram a 2ª edição da Gincana Solidária com campanha de doação de sangue “Por que doar sozinho se podemos doar juntos?”, em que os 53 alunos levaram mais pessoas para doar sangue e se cadastrar no Registro Nacional de Medula Óssea (Redome) no Hemopa.
A meta foi mobilizar 100 doares. Na sexta (10/10), os aprendizes farão a entrega dos alimentos, roupas, sapatos e brinquedos arrecadados durante 20 dias para a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Aurá (Cootpa). No total, serão 116 crianças beneficiadas.
Segundo a professora e idealizadora da ação, Elizabete Santos, a primeira edição foi tão bem sucedida que esse ano surgiu a ideia de ampliá-la. “Percebemos que podíamos aumentar e o número de pessoas beneficiadas e criar uma cultura de cooperação geral, que vai além do universo cooperativismo. Isso é estimular a solidariedade e a cidadania nesses jovens que ainda estão em fase de formação”, explica Elizabete.
Os alunos, com idade entre 15 a 20 anos, foram divididos em cinco equipes. Na primeira, entre os próximos dias 6 e 8, os alunos promoverão a campanha de incentivo à doação de sangue e cadastramento para o Registro Nacional de Medula Óssea (Redome) no Hemopa. A missão é levar o maior número de doadores.
A segunda ocorrerá amanhã, quando as equipes se reunirão no Cassazum para organizar os recursos arrecadados. Os próprios alunos separarão alimentos, roupas, calçados e itens de higiene pessoal a serem entregues à Cootpa. “Esse será um dia de integração muito importante. Também faremos dinâmicas e brincadeiras entre eles para distraí-los e fazer com que interajam entre si”, afirmou a coordenadora da turma, Elizabete Santos.
O aprendiz Jhonata Silva, de 20 anos, sente-se muito satisfeito em pode beneficiar à Cooperativa localizada em uma comunidade tão carente. “Estamos muito animados para visitar a Cootipa. Sempre participei de projetos sociais na minha igreja e entendendo que devemos auxiliar os mais necessitados. Queremos mostrar que ainda existem pessoas que se importam com o bem-estar deles”.
Para também aprendiz Hadrya Rocha, de 18 anos, o cooperativismo é uma virtude que precisa ser compartilhada. Ela, sozinha, conseguiu arrecadar cerca de 500 quilos de alimentos. “Existem muitos que precisam da nossa ajudar. Eu sei do que estou falando porque já passei por necessidades quando era mais nova e, graças a Deus, sempre tive alguém para me ajudar. Por isso devemos calçar a sandália da humildade e tirar um momento de ajudar o próximo sem esperar por algo em troca”.
A entrega dos materiais arrecadados será no próximo dia 10. Os alunos estão organizando as brincadeiras e as dinâmicas para animar as 116 crianças cadastradas da Creche “da Vó Neia”, dos arredores da cooperativa e os próprios filhos de cooperados.
A gincana faz parte dos projetos do “Dia de Cooperar – Dia C” que estimula ações de voluntariado no universo cooperativista com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das comunidades em que as cooperativas estão inseridas. No Pará, 38 cooperativas cadastraram projetos em 17 municípios. As ações estão sendo executadas desde julho, com expectativa de encerramento em dezembro. (Assimp Sistema OCB/PA)