Aos 48 anos, Cocamar exibe números recordes
A Cocamar Cooperativa Agroindustrial, que completa 48 anos no domingo, dia 27, está passando pelo melhor momento de sua história. Em 2010, alcançou um faturamento recorde de R$ 1,596 bilhão e projeta chega a R$ 2 bilhões em 2011. A cooperativa atua nas regiões norte e noroeste do Paraná, com uma rede de 56 unidades operacionais. Dessas, 26 estão localizadas na região de Londrina. São cerca de 10 mil associados, a grande maioria produtores de soja, e 2 mil funcionários.
O grande diferencial da Cocamar é o seu parque industrial, um dos mais diversificados do cooperativismo brasileiro. São 11 plantas industriais que respondem por mais de 70% do faturamento da cooperativa.
ÓLEO - O principal negócio é a soja, que entra em grãos e sai pronta para o consumo, diretamente para os supermercados. Só no ano passado foram processadas 872 mil toneladas dessa matéria-prima, o que resultou em 8,074 milhões de caixas de óleo – mais de 16 milhões de embalagens de 900 ml. É o quinto óleo mais vendido do Brasil.
Os números não param de crescer: a previsão para 2011 é de esmagar 920 mil toneladas.
RECORDES - Ao completar 48 anos, a Cocamar bate vários recordes. O recebimento de soja deve ficar acima de 1 milhão de toneladas na safra que está sendo finalizada, contra 903 mil do ano passado. Mas os volumes de milho, trigo, café e laranja, os demais produtos, também são significativos.
O setor de varejo, com mais de 30 itens direcionados aos supermercados, responde por 30% do faturamento global. Além de óleos, a linha é completada com café torrado e moído, capuccinos, bebidas à base de soja, néctares de frutas, álcool doméstico nas formas gel e líquida, maioneses, mostarda e catchup. (Fonte: Cocamar)
"