Unimed-BH mantém alto padrão de excelência em gestão

Brasília (10/10/19) - Ser uma empresa referência é resultado de muita persistência e do aprimoramento contínuo de boas práticas. Priorizando essas qualidades, o Sistema OCB reconheceu como destaque no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão condutas de sucesso em Governança implementadas por três cooperativas: Unimed-BH; Cooxupe; e Sicoob União Centro-Oeste. A cerimônia de premiação ocorreu na noite da terça-feira (8/10), em Brasília.

Além de manter o posto de reconhecimento de maturidade nível Ouro dentro da categoria Rumo à Excelência – conquistado também em 2017 –, neste ano a Unimed-BH também foi classificada como Destaque em Melhoria Contínua e em Governança.

Com os 3 troféus em mãos, o diretor Administrativo-Financeiro da cooperativa, Eudes Arantes Magalhães, creditou o reconhecimento a uma construção feita por muitas mãos, durante um longo período. “A Unimed-BH tem 48 anos de história e vem num processo de aprimoramento de sua gestão já há algumas décadas e isso se deve à ação de alguns pioneiros, se deve a um trabalho de estímulo à participação dos cooperados”, afirmou.

Segundo apurado pela cooperativa, “em 1975, o valor intangível de uma empresa correspondia a 17% do valor de seu mercado”. Atualmente, essa margem está na faixa de 85%. Isso significa que uma empresa com boa reputação atrai os melhores colaboradores, gera credibilidade junto a fornecedores e fideliza seus clientes.

Para chegar a essa evolução, em 2018 a coop implementou um projeto para gerir os resultados já alcançados a partir da estratégia de gerência de reputação incorporada ao seu mapa estratégico em 2014. Durante esse período, o olhar se estendeu a outros acionistas, além de cooperados, colaboradores e clientes.

Como foi?

Para chegar ao processo de aprimoramento a ser implementado, foi realizada uma pesquisa de reputação com cooperados, colaboradores, prestadores de serviço, clientes e sociedade – principais públicos de relacionamento com a cooperativa.

Com base nos dados, foi possível desenvolver o todo o processo, realizado em seis fases: mapeamento de stakeholders; plataforma de reputação; integração das ações: planejamento estratégico e reputação; gestão de crise; sistema de governança; e indicadores e metas.

E como inspiração, a cooperativa também estudou cinco casos de gestão de crises ocorridos no país: a greve de caminhoneiros; a lotação e epidemia de dengue; o caso assistencial; o rompimento da barragem em Brumadinho (MG); e denúncia de caso de assédio.

Juntos e fortes

A pesquisa de reputação encomendada demonstrou que, devido ao trabalho contínuo desempenhado, a Unimed-BH já possuía uma imagem forte no mercado.

Um ponto fundamental apontado pela cooperativa para o êxito no processo de gestão da reputação implementado foi justamente o envolvimento e o engajamento de cooperados e colaboradores com a construção da imagem e reputação da coop.

Todo o trabalho envolveu 3.152 pessoas, entre equipe interna e médicos cooperados, que participaram de treinamento com a finalidade de disseminar conceitos, influenciar comportamentos e demonstrar o passo a passo do processo de gestão da reputação incorporado. Além disso, 200 lideranças da cooperativa participaram de palestra com especialistas.

Essa integração é o maior resultado comemorado pelos gestores. “O maior prêmio que a gente considera, mais do que os troféus, é quando a gente reúne em uma Assembleia da Unimed de Belo Horizonte. A nossa última Assembleia tinha 3.740 cooperados participando. Nós somos 5.600”, destacou satisfeito Eudes Magalhães.

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