Sistema OCB participa da Tecagro 2023

O analista de Inovação do Sistema OCB, Eduardo Sampaio, participou nesta segunda-feira (30) da Tecagro 2023, feira de tecnologia e inovação para o agronegócio realizada em Chapecó (SC). Com o tema Aqui você encontra o futuro, o foco central da feira este ano foi o cooperativismo, com conteúdos voltados para o mercado agro e novos negócios.

Eduardo conduziu a palestra sobre a importância da inovação para a competitividade no cooperativismo. Um dos temas abordados foi o InovaCoop, plataforma de inovação oferecida pelo Sistema OCB. Além do acesso ao conteúdo da ferramenta, ele ressaltou a importância das fontes de recurso para a inovação e explicou o funcionamento do Radar de Financiamento, que reúne oportunidades para acesso a fontes de fomento direcionadas a projetos inovadores. O último tema abordado foi a Pesquisa de Inovação do Cooperativismo 2023.

Ele iniciou sua fala destacando a importância do movimento. "Com mais de 4,6 mil cooperativas, mais de 20 milhões de cooperados e mais de 500 mil empregados, o cooperativismo é uma força econômica significativa no Brasil. O ciclo virtuoso que guia o nosso movimento possui sempre um propósito, com o intuito de gerar trabalho e renda, pensando na prosperidade de seus cooperados", disse.

Para Eduardo, eventos como a Tecagro 2023 permitem a exposição de soluções inovadoras que beneficiam as cooperativas e é uma excelente forma de incentivar o desenvolvimento do setor. "O evento apresentou desde maquinários até equipamentos que monitoram os indicadores de produção. Eles se complementaram com palestras bastante interessantes que catalisaram as interações e inspiraram a inovação.", declarou.

 

Digitalização

Eduardo também mediou o painel Desafios e soluções para digitalizar as cooperativas agrícolas, que contou com a participação de Jean Pierre Kurts, coordenador de inovacão da Aurora Coop; Fernando Francisco Rohr, gerente de indústria e logística da Cooperitaipu; Elio Casarin, presidente da Cooper A1; Claudiney Francisco Turmina, engenheiro agrônomo e Jardel Zucchi, médico veterinário da Cooperalfa; e José Luiz Tejon, especialista em Marketing para o agronegócio.

O debate abordou o processo de digitalização das cooperativas agrícolas e trouxe à tona as dificuldades e oportunidades relacionadas a estes cenários, além de explorar diferentes maneiras de aprimorar o trabalho agrícola e criar vantagens competitivas no mercado.

Eduardo finalizou o painel destacando a importância da sensibilização das lideranças nas novas tendências, para que elas se alinhem auma perspectiva positiva para o futuro do movimento cooperativista que, segundo ele,  estará imerso na digitalização. "Com esse debate, pudemos entender como o mundo digital está sendo inserido nas cooperativas, principalmente as do Ramo Agro. Vimos que a liderança tem um papel fundamental e que a digitalização é a chave para um futuro mais eficiente, sustentável e competitivo. É hora de superar os desafios e moldar o futuro do cooperativismo", concluiu. 

Conteúdos Relacionados