Sescoop completa 25 anos!
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo(Sescoop) completa 25 anos de atuação com a oferta de soluções para desenvolver e impulsionar os negócios cooperativistas. Por meio do tripé formação profissional de cooperados e empregados, monitoramento do desenvolvimento organizacional das cooperativas e promoção social para as comunidades, o Sescoop agrega valor ao movimento e o torna cada vez mais forte e relevante para a sociedade. Criado em 1998, por meio da Medida Provisória 1.715/98 e regulamentado pelo Decreto 3.017/99, o Sescoop integra as três casas do Sistema OCB, que conta também com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e com a Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop).
“É com muita alegria que o cooperativismo brasileiro comemora os 25 anos do Sescoop. Desde sua criação já sabíamos que um novo modelo de governança mais prático e moderno seria implementado para garantir a competitividade das nossas cooperativas com a formação de pessoas e adoção de práticas estratégicas no mercado. Hoje, temos diagnósticos de monitoramento e desenvolvimento organizacional, uma plataforma de educação a distância para dirigentes e empregados, mas que também é aberta e gratuita para a comunidade, bem como diversas soluções de promoção social focadas no desenvolvimento das comunidades onde atuamos. Destaco especialmente a educação e a formação que são princípios cooperativistas que se materializam em ações e programas do Sescoop. Então, temos muito para celebrar”, parabenizou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
A missão do Sescoop, presente todo o território nacional, com representação nas 27 Organizações Estaduais do Sistema OCB, é promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da governança e da gestão das cooperativas brasileiras e estrangeiras, por meio de acordos de cooperação técnica com outras nações.
As ações de monitoramento, mencionadas pelo presidente, ocorrem por meio de diagnósticos organizacionais, orientados para o acompanhamento da identidade e conformidade à legislação cooperativista, governança e gestão; desempenho econômico e financeiro e, mais recentemente, averiguação da aderência aos critérios ESG e ao desenvolvimento dos negócios.
A formação dos dirigentes e associados tem, por sua vez, o objetivo de desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes para qualificação profissional adequada à gestão estratégica e operacional das cooperativas e ao seu modelo específico de negócios. Já a promoção social se dá por meio do incentivo ao voluntariado em evento nacional, chamado Dia C, que demonstra as ações sociais e ambientais realizadas o ano todo, além do enfoque na educação cooperativista e formação de novas lideranças, destacadamente.
Entre os mais robustos projetos desenvolvidos pelo Sescoop em âmbito nacional está a plataforma de educação a distância, CapacitaCoop e o Diagnóstico de Desenvolvimento Organizacional orientado para a Governança e Gestão, também conhecido pela sigla PDGC. As cooperativas que obtém os melhores indicadores podem participar de premiação promovida pelo Sistema OCB, o SomosCoop Excelência em Gestão.
Além disso, o serviço também coordena nas plataformas InovaCoop e NegóciosCoop, que contam com conteúdo exclusivo para auxiliar na conquista de novos mercados e ampliação das oportunidades do cooperativismo.
O Sescoop é responsável ainda, por uma série de iniciativas voltadas para a promoção da imagem do cooperatismo em todo o país, por meio do movimento SomosCoop. Por meio de ações de comunicação o SomosCoop busca despertar o orgulho de ser cooperativista e conectar pessoas que acreditam na força do trabalho compartilhado e colaborativo, para tornar o cooperativismo conhecido e reconhecido na sociedade. A marca reforça o sentimento de pertencimento e identifica os produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas.