Relação comercial de bloco emergente é pauta de encontro internacional
Brasília (25/10) – A Cidade do Cabo, na África do Sul, será palco da terceira edição do Encontro das Lideranças Cooperativistas dos Países do Agrupamento BRICS, mais conhecido como BRICS Coop, de domingo a terça-feira. As cooperativas brasileiras serão representadas por uma comitiva organizada pelo Sistema OCB. O grupo tem sete pessoas e será liderado pelo Diretor do Sistema, Petrucio Magalhães Júnior, que também é presidente do Sistema OCB/AM (veja no quadro os outros membros da representação).
Cabe à delegação brasileira divulgar a atividade econômica das 201 cooperativas que, atualmente, exportam seus produtos. Essas empresas, juntas, foram as responsáveis por 99,5% do resultado financeiro obtido com as exportações, em seus ramos de atuação.
O BRICS é formado por um bloco de países emergentes, consideradas as grandes apostas da economia mundial. São eles: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Estes países abrangem mais de 25% de cobertura de terra do planeta e 40% da população do mundo, além de possuírem um PIB combinado de US$ 18.486 trilhões. Clique aqui para saber mais sobre o BRICS
Conheça, abaixo, por que a Rússia, a Índia, a China, e a África do Sul são importantes para o Brasil.
RÚSSIA - É consumidora de carne suína, soja, café e, também, fertilizantes produzidos por cooperativas brasileiras. A representante da Rússia no BRICS Coop será a Centrosoyus, a central das federações de cooperativas russas.
ÍNDIA - O mercado indiano representa grande potencial para as cooperativas de produtos agropecuários. Será representada pela National Co-operative Union of India, representante de 150 mil cooperativas, com mais de 250 milhões de membros.
CHINA – Compra soja, carne de frango e algodão das cooperativas brasileiras. A representante da China no evento será a All China Federation of Supply and Marketing Cooperatives, que representa mais 21.617 cooperativas ou, simplesmente, 160 milhões de associados.
ÁFRICA DO SUL - As exportações de cooperativas brasileiras para o país africano cresceram 240% entre os anos de 2000 e 2012. Os principais produtos exportados por cooperativas são carnes de frango, açúcar e trigo. Sua representação será feita pela South African National Co-operative Apex, que busca promover a aproximação comercial e a cooperação entre as cooperativas dos cinco países.
Integrantes da comitiva brasileira
- Petrucio Magalhães Junior – diretor do Sistema OCB e presidente do Sistema OCB/AM;
- Daniele Reis de Araújo – presidente da Uniodonto Amazonas;
- Ernandes Raiol da Silva - presidente do Sistema OCB/PA;
- Manoel Rodrigues Teixeira – superintendente do Sistema OCB/PA;
- Bazílio Wesz Carloto – presidente de cooperativa do estado do Pará;
- Remy Gorga Neto - superintendente do Sistema OCDF;
- João Marcos Martins – representante do Sistema OCB;
- Débora Barenboim - embaixadora e Cônsul brasileira na Cidade do Cabo (que representará o Palácio do Itamaraty).