Prêmio ABDE-BID 2019 divulga vencedores
Brasília (2/9/19) – Depois de uma longa espera, saiu o resultado do prêmio ABDE-BID 2019 na categoria Sistema OCB: Desenvolvimento e cooperativismo de crédito. O artigo intitulado Os efeitos das fusões nas cooperativas de crédito brasileiras, de autoria de Marcelo Henrique Shinkoda Santos, doutorando do Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada, e Marcelo José Braga, professor do Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada e do curso de Bacharelado em Cooperativismo, foi o grande vencedor.
E, em segundo lugar, ficou o artigo intitulado Segmentos do Sistema Financeiro Nacional e eficiência do cooperativismo de crédito. O trabalho foi realizado por Gustavo Henrique Dias Souza, Edleuza Paulina Loures da Silva, Valéria Gama Fully Bressan e Jacqueline Veneroso Alves da Cunha. Os quatro são pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais.
Os trabalhos premiados serão publicados em livros e receberão, respectivamente, R$ 8 mil e R$ 4 mil. O prêmio é promovido desde 2014 pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio do Sistema OCB. O objetivo é estimular a elaboração de trabalhos escritos de divulgação, reflexão e apresentação de proposições sobre o financiamento do desenvolvimento, em especial sobre o Sistema Nacional de Fomento (SNF).
Um dos pré-requisitos para a inscrição do trabalho no prêmio ABDE-BID é que o material também fosse submetido ao processo de seleção dos artigos a serem apresentados durante a quinta edição do Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC), realizado pelo Sistema OCB. Neste ano, o evento ocorrerá entre os dias 9 a 11 de outubro, em Brasília (saiba mais).
SAIBA MAIS
Link do Prêmio: http://abde.org.br/premio-abde/
Link do EBPC: https://www.ocb.org.br/EBPC