Portas Abertas recebe Sicredi Integração PR/SC
O projeto Portas Abertas é uma iniciativa do Sistema OCB que busca estreitar laços entre as cooperativas, as Organizações Estaduais e as atividades desenvolvidas pela unidade nacional. Na segunda-feira (9), cooperados do Sicredi Integração PR/SC foram recebidos em Brasília, pelo Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias (Desuc) para participar de palestras e realizar visitas estratégicas ao Congresso Nacional, além de conhecer pontos turísticos da capital.
A comitiva participou de palestra sobre o trabalho de representatividade do Sistema OCB na defesa do cooperativismo, que abordou o atual cenário político e ressaltou a crescente força do movimento. A gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, Clara Maffia, citou a entidade como um agente de interlocução sólida com os Três poderes e afirmou que há garantia de reconhecimento e consideração nas decisões políticas. "O Sistema OCB se empenha para que o cooperativismo seja fortalecido em todo o Brasil. Por meio da nossa atuação junto ao Congresso Nacional, estamos sempre em busca de promover essa união e colaboração constantes", afirmou.
Em uma segunda apresentação, a comitiva conheceu um pouco mais sobre o crescimento do Ramo Crédito e a importância da supervisão do desenvolvimento desse segmento pelo Banco Central, que atua em parceria como apoiador do cooperativismo.
Para Thiago Borba, o coordenador do ramo no Sistema OCB, o BC entende a importância do movimento e valoriza a atuação das cooperativas de crédito. "No Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo está destacado o número de municípios brasileiros em que as cooperativas de crédito são a única alternativa viável para o acesso a serviços financeiros. O BC reconhece que essa parceria é fundamental para o crescimento econômico e a inclusão financeira de milhares de brasileiros", disse.