Painel debate estratégias de branding cooperativo no WCM 2023

A gerente de Marketing e Comunicacão do Sistema OCB, Samara Araujo, mediou o painel Branding Cooperativo, nesta terça-feira (17), no World Coop Management 2023 (WCM), o maior congresso de liderança e estratégia do setor cooperativista. O tema deste ano é Criar, agir e vencer num mundo em constante evolução e reúne grandes nomes do cooperativismo em um evento que fomenta discussões sobre inovação e compartilha experiências. Também participaram do painel a diretora executiva da Dot.Coop, Violetta Nafpaktiti, o diretor de serviços ao cliente da Calverts, Siôn Whellens, e o gerente de Marketing e Comunicação da Ocepar, Samuel Zanello.

Violetta  explicou que o domínio .coop é uma estratégia global para unificar as cooperativas num domínio único no universo digital. Eles fazem a verificação das cooperativas e da marca Coop. Em sua apresentação, ela contou que a DotCooperation tem o intuito de construir uma indentidade cooperativa mundial por meio de verificação, domínio, diretório e mapa global. "O DotCoop verifica a elegibilidade de cada usuário e uso da marca. Quem se registra, pode usar a marca de forma gratuita", disse. De acordo com ela, as políticas de elegibilidade e verificação da DotCoop são aprovadas pelo comitê de identidade cooperativa do conselho da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e funcionam como uma credencial.

Siôn, por sua vez,  falou sobre a marca global das cooperativas como um desafio de branding. Ela explicou que uma pesquisa foi realizada para entender se o uso do coop promove uma identidade mundial, mesmo que não seja usada ou compreendida. “O estudo demonstrou que a maioria dos entrevistados acredita que o termo constrói uma identificação. O termo foi construído e consolidado como a expressão de um propósito, um sentimento de pertencimento", esclareceu.  

Como representante do Sistema OCB, Samara apresentou o SomosCoop e elucidou sobre a regionalização do movimento no Brasil. Ela reforçou que o SomosCoop é um movimento criado para unir cooperativas, cooperados e conectar pessoas que acreditam na força da união para fazer o cooperativismo ser reconhecido na sociedade. "É muito mais do que uma campanha, é um movimento, que desperta orgulho em quem faz parte do coop e promove o cooperativismo em todo Brasil, gerando valor para todo o ecossistema coop", explicou.

Samuel enfatizou o papel da organização paranaense no cenário cooperativista. Ele relatou que a entidade nasceu com o intuito de apoiar a execução dos projetos cooperativistas no Paraná. Segundo ele, o Sistema Ocepar trabalha junto ao SomosCoop e às cooperativas desde o início do movimento. "Sempre realizamos pesquisas de mercado para entender como as pessoas percebem o valor das cooperativas e do SomosCoop no Paraná. Os resultados são sempre positivos quanto ao reconhecimento do valor da marca", disse.

O painel levantou questões sobre os desafios e vantagens de utilizar uma marca compartilhada. Além disso, discutiu a implementação do termo somos à marca global com o intuito de aproximar os cooperados. Os participantes do painel concluíram que o carimbo SomosCoop endossa o modelo de negócio focado nas pessoas, na comunidade e na sustentabilidade. O painel corroborou sobre a importância da comunicação coordenada para promoção de do cooperativismo junto à sociedade. "A contribuição social gerada pelas cooperativas em suas regiões pode ser traduzida e representada pelo SomosCoop. Deixo aqui o meu convite para que todas as coops se inspirem neste painel de hoje e abracem o movimento em suas comunicações, produtos e serviços", concluiu Samara Araujo.

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