OCB/PE quer ampliar pareceria com Conselho Regional de Contabilidade

Brasília (18/7/17) – A parceria entre o Sistema OCB/PE e o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) pode ser ampliada. Esse foi o foco da reunião entre Malaquias Ancelmo de Oliveira, representando as cooperativas pernambucanas e José Campos, por parte dos contabilistas. A reunião ocorreu nesta segunda-feira, em Recife, e também tratou dos detalhes do curso de Formação de Assessores, a ser oferecido ainda neste ano aos cooperativistas pernambucanos.

Também participaram da reunião o gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/PE, Helton Cabral, e a vice-presidente do CRC, Maria Dorgivânia Arraes Barbará.

O apoio do Conselho, segundo a liderança cooperativista, é fundamental para sensibilizar estudantes do 7º e 8º períodos de Ciências Contábeis, profissionais atuantes e estudantes de pós-graduação em Contabilidade, público-alvo do curso de Formação de Assessores. Malaquias destacou, também, que o curso será gratuito e que serão oferecidas 90 vagas, divididas em três turmas.

Sucesso

A inciativa visa a repetir o sucesso da primeira turma de assessores de cooperativas, realizada em 2016, com o apoio do CRC. “O curso deu tão certo que queremos repetir a parceria e levar a formação, com carga horária de 48 horas, para a Região Metropolitana do Recife, para o Agreste e Sertão do estado”, frisou o gerente Helton Cabral. A ideia, segundo ele, é criar com os participantes um banco de contadores a ser disponibilizado, posteriormente, às cooperativas que necessitam desse profissional.

Comissão

Outra demanda apresentada pelo presidente do Sistema OCB/PE foi a proposta de criar uma comissão de estudos sobre contabilidade cooperativa, de forma a atuar como referência para questionamentos e até soluções para o segmento. Para o presidente do CRC, José Campos, à frente da gestão há dois anos, a proposta é interessante.

“É possível de ser implementada, sim. Quando assumi a gestão, já havia essa previsão legal e a vice-presidência técnica tem essa atribuição de criar comissões técnicas. Temos conseguido mostrar um trabalho técnico muito bom em Pernambuco e frente ao Conselho Federal de Contabilidade”, afirmou.

Nos próximos dias, o Sistema OCB/PE encaminhará o documento formal para a realização da parceria na divulgação dos cursos e também estudará a indicação dos três titulares e três suplentes que devem compor a comissão de estudos técnicos para o segmento dentro do CRC.

Fonte: Sistema OCB/PE

Conteúdos Relacionados