Garanhuns cria primeiro Conselho Municipal de Cooperativismo do PE
Brasília (9/3/18) – É dever do poder público promover o desenvolvimento do cooperativismo em todas as regiões do país. Isto é o que diz a Constituição Federal e o município de Garanhuns, no Agreste pernambucano, acaba de dar um grande passo para estimular o surgimento, o crescimento e a consolidação de suas cooperativas.
Na tarde desta quinta-feira (8/3) os integrantes do Conselho Municipal de Cooperativismo, primeiro colegiado do tipo em todo o estado do Pernambuco, tomaram posse. A cerimônia ocorreu na sede da Prefeitura de Garanhuns. O conselho é composto por 12 pessoas. Metade delas é indicada pelo poder público e a outra metade por lideranças cooperativistas.
Seu objetivo é debater políticas de desenvolvimento, integração e propagação do cooperativismo na cidade, além de aceleração da economia por meio das cooperativas. O presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, prestigiou o evento e exaltou a preocupação local com o cooperativismo e tem planos maiores para a cidade.
PIONEIRISMO
“Assim como a cidade de Nova Petrópolis (RS) é reconhecidamente a capital do cooperativismo naquele estado, podemos fazer de Garanhuns a cidade símbolo do cooperativismo em Pernambuco, pelo seu pioneirismo. Proponho aqui, que o Encontro Estadual de Cooperativas Pernambucanas ocorra em Garanhuns, onde podemos trazer outras lideranças de cooperativas para ver esse modelo de sucesso e debater políticas de desenvolvimento social”, propôs Malaquias.
A ideia foi bem avaliada tanto pelo prefeito, quanto pelo Conselho. O Encontro deve acontecer no final do segundo semestre deste ano.
DESENVOLVIMENTO
O presidente da Uniodonto Garanhuns, Luiz Gonzaga, um dos integrantes do novo Conselho, deixou clara a alegria do grupo e a satisfação pessoal por Garanhuns ser a primeira cidade no estado a criar o grupo. “Não há meio mais justo de desenvolvimento humano, se não por meio do cooperativismo. Essa prática une as pessoas e faz com que cada indivíduo se preocupe com a sociedade que o cerca. É uma satisfação saber que nossa cidade está atenta a esse modo tão feliz de desenvolvimento social e tenha colaborado para a formação desse Conselho”, exaltou Luiz Gonzaga.
NA SALA DE AULA
Além da criação do Conselho, a lei autoriza, na rede municipal de ensino, a criação da disciplina sobre cooperativismo. Isso possibilitará estimular a formação do pensamento cooperativista desde cedo, mostrando às crianças a importância da cooperação e como as empresas cooperativistas podem contribuir com a transformação do mundo em um lugar mais justo, equilibrado e com mais oportunidades para todos. (Com informações do Sistema OCB/PE)