Conhecer para Cooperar - Ramo Saúde desembarca em Minas Gerais

Brasília (26/2/18) – A comitiva do projeto Conhecer para Cooperar – Ramo Saúde desembarcou hoje cedo na terra do pão de queijo. Em Belo Horizonte, representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) viram de perto o funcionamento do movimento cooperativista mineiro de saúde.

O grupo, composto por formuladores de políticas públicas e agentes financeiros, foi convidado pelo Sistema OCB, que realiza o projeto com apoio do Sistema Ocemg e demais cooperativas do Ramo Saúde. O objetivo é ampliar o olhar dos representantes do governo a respeito desse segmento do cooperativismo brasileiro, para que, assim, eles possam elaborar políticas públicas de acordo com a realidade do dia-a-dia dos profissionais da área de saúde.

A gerente geral da OCB, Tânia Zanella, participou da abertura desse módulo prático. “Para nós, do cooperativismo brasileiro, é fundamental promovermos esse alinhamento técnico com os nossos entes reguladores. Acreditamos que, assim, juntos, podemos promover ainda mais a saúde suplementar no Brasil, atendendo mais e mais brasileiros, com serviços de qualidade e em todas as partes do país”, comenta a gerente.  ​

FENCOM – A comitiva foi recebida nesta segunda-feira, cedo, pelo presidente da Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fencom), Eudes Arantes Magalhães, que explicou o funcionamento de uma federação de cooperativas singulares, bem como os desafios do Ramo Saúde.  

Com sede em Belo Horizonte, a Federação é uma entidade de representação institucional e de cooperação técnica, cujo objeto é a integração, a orientação e a coordenação das atividades das sociedades cooperativas singulares federadas. Representa suas filiadas em operações que transcendam a sua capacidade ou conveniência de atuação, cooperando na organização e implementação de projetos e promovendo o intercâmbio de serviços e informações. Foi fundada em 1994, conta com 43 cooperativas filiadas e possui atuação nacional.

SANTACOOP BH – Logo após conhecerem o funcionamento da Fencom, os representantes do Ministério da Saúde, ANS e BNDES seguiram para a Cooperativa de Trabalho Médico (Santacoop BH), onde puderam conversar com o presidente Francisco Eustáquio Valadares.

A cooperativa, desde 1993, luta pelo fortalecimento do trabalho médico e representa cooperados que atuam junto ao corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte/MG.


AMANHÃ

A programação de amanhã inclui visitas e reuniões na sede da Unimed-BH, no Instituto BH e na Fundação e Faculdade Unimed. Conheça um pouco mais da programação desta terça-feira (27/2):

UNIMED-BH

PRESIDENTE: Samuel Flam
SEDE: Belo Horizonte/MG
FUNDAÇÃO: 1971
ÁREA DE ATUAÇÃO: Belo Horizonte e outros 33 municípios da Grande BH

NÚMEROS DE 2016:
• 1.224.464 clientes
• 5.623 cooperados
• 3.988 empregos diretos
• R$ 4 bilhões em faturamento
• 145.801 internações
• 8.010.978 consultas
• 27.508.912 exames e terapias
• 50% de participação no mercado

INSTITUTO BH

Associação sem fins lucrativos criada em 2003 e que desenvolve ações para ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente por meio do Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Mais ainda, fomenta a geração de empregos e renda em BH, além de viabilizar projetos socioculturais para a comunidade.

FUNDAÇÃO E FACULDADE UNIMED
PRESIDENTE: Eudes de Freitas Aquino
SEDE: Belo Horizonte/MG

A Fundação Unimed atua, desde 1995, formando profissionais nas áreas da gestão, saúde e cooperativismo, por meio de cursos de especialização e capacitação. A Instituição já profissionalizou mais de 80 mil pessoas em todo território nacional.

• Pós-graduação: + de 540 turmas
• Aperfeiçoamento e curta duração: + de 880 turmas
• Educação à Distância: + de 80.000 alunos capacitados
• Assessorias: + de 1.100 projetos realizados
O Ministério da Educação (MEC) autorizou, por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU), Portaria MEC n° 909 de 18 de agosto de 2016, o funcionamento da Faculdade Unimed.

MISSÃO: Promover o desenvolvimento das cooperativas e dos profissionais da área da saúde, a partir de ações educacionais e do compartilhamento das melhoras práticas de gestão.


Conteúdos Relacionados