2ª edição da Semana de Competitividade impulsiona o coop
Tudo que é bom merece bis e é por isso que o Sistema OCB realiza entre os dias 7 e 11 de agosto a segunda edição da Semana de Competitividade. O evento está recheado de trilhas para capacitar e impulsionar nas temáticas de ESG, inovação, inteligência de mercado e lideranças para transformação. A semana traz palestras marcantes, espaço para cooperação, mesas redondas, laboratórios de práticas e diversas outras atividades para que os participantes estejam conectados com o futuro.
A abertura contará com o lançamento do Anuário do Cooperativismo 2023 e será feita pelo presidente Márcio Lopes de Freitas, às 19h do dia 7 de agosto. Além dos dados estatísticos com o panorama atual do movimento, serão divulgados também os resultados de pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas (Fipe) que mediu os impactos do cooperativismo na economia brasileira.
Em seguida, a palestra magna Experiência do cliente: Qual a relação entre Coldplay e Disney será coordenada por Hendel Favarin, criador e CEO da Conquer, escola que foca no ensino de habilidades para negócios como liderança, inovação, oratória, inteligência emocional, produtividade, negociação e vendas. No primeiro dia serão realizados também o Encontro de Comunicadores e a reunião do Conselho Consultivo do Ramo Transporte.
Na trilha de Inovação estão programadas as palestras Como o IA pode mudar a maneira de fazer negócios; Design centrado na vida: para quem você projeta seu produto ou serviço?; Como tornar a gestão mais ágil em setores-chave da cooperativa; Como captar recursos públicos e privados para o seu projeto de inovação; e Intercooperação: alianças estratégicas para acelerar negócios. Entre os palestrantes estão Lucilene Gomes, gerente sênior de produtos no @luizalabs; Ivan Santos, CEO e fundador da Agile Inc & Agile School; Maria Carolina Rocha, CEO da ABGI Brasil; Daniel Güths, gerente de Cognição e IA do Sicredi; Alceu Ruppenthal Meinen, superintendente de Relacionamento e IA do Sicredi; Alexandre Gatti, superintendente no Sistema Ocemg; e Rodrigo Pizzatto Las, responsável pelo Projeto Maltaria da Cooperativa Agrária Agroindustrial (PR).
Em Inteligência de Mercado o participante pode conferir as apresentações Hábitos de compra e tendências na formação de ecossistemas de consumo; Storytelling com dados: que histórias seus números querem contar? Comunicação estratégica para impulsionar os negócios da sua coop; Transformando o Cooperativismo: Comércio Digital e o Futuro do Marketplace; e Painel com a Apex: Por que exportar? Nomes como Martha Terenzzo, consultora, mentora, professor e storyteller; Michel Alcoforado, sócio-diretor na Consumoteca; Marcelo Minutti, consultor e palestrante; Isac Pessanha, diretor de vendas da Yalo; Jozeilton dos Reis Freire, Gerente de Mercado de Café na NaterCoop; Rita Albuquerque, coordenadora de qualificação da Apex Brasil; Samuel Lopes Fontes, gerente corporativo de Finanças, Contabilidade e Cooperados da Cooabriel; Alessandro Alves Hervaz , da Copervass, compõem o time que coordenará a trilha.
Em ESG estão preparadas as exposições versam sobre temas como Da materialidade ao roadmap de sustentabilidade; O papel da liderança na reputação e imagem da cooperativa; O papel dos conselheiros no sucesso da coop; Neutralidade de Carbono; e Energias renováveis no coop. As apresentações ficam por conta da consultora independente Rosilene Rosado; Patrícia Marins, sócia-diretora da In Press Oficina; Eduardo Assad, coordenador da sub-rede Clima e Agricultura da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima), do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação; Talita Priscila Pinto, doutora em economia aplicada, Francisco Otaviano Viana, diretor presidente da Unimed Vale São Francisco; Gervásio Kamitani, presidente do Conselho de Administração da Copasul; Mauro Melo, presidente da Cooper-PA; e Elias José Zydek , presidente da Frimesa-PR.
Já em Liderança para Transformação a abordagem se concentra em tópicos como Sucessão: como evitar a desconexão geracional; O segredo do sucesso das coops centenárias; O papel da liderança na reputação e imagem da cooperativa; Design de decisão; e Gestão ambidestra: como administrar o presente, inovar e garantir o futuro. Juliana Alencar, sócia da StartSe, e CCO da empresa; Andréa Dietrich, estrategista de Transformação Digital & Branding; Helem Baldissera, analista de Relacionamento com foco nos públicos de jovens e mulheres no Cresol Instituto ; Mariane Natera, líder da iniciativa Núcleo Jovem Coplacana, Jessyca Bolzan, agente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Aurora Vinícola, Patrícia Martins, Sócia-diretora da In Press Oficina; Alexandre Guerra, diretor Administrativo Financeiro da Santa Clara; e Tiago Luiz Schmidt, Presidente do Sicredi Pioneira, são os palestrantes.
Outras quatro plenárias também estão programadas. Na terça-feira (8), às 14h, Sílvio Cascione, cientista político da Eurasia; e Denise Pasqual, economista, apresentam o painel Panorama Político e Ecônomico Brasileiro 2023. Já na quarta-feira (9), Rosilene Rosado, consultora independente, fala sobre A contribuição do coop brasileiro para o ESG, e Fred Gelli, cofundador e CEO da Tátil Design, comanda a apresentação Qual marca a sua marca deixa para nós. A superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, faz o encerramento do evento, às 11h30, abordando o tema BRC 1 Tri - onde estamos e como vamos chegar lá.
Os laboratórios oferecem conhecimento sobre ChatGPT na prática. Serão cinco sessões dedicadas a detalhar como funciona o aplicativo de Inteligência Artificial e como ele pode contribuir com as atividades desenvolvidas pelo cooperativismo. Nos dias 10 e 11 o evento contará com duas agendas online: o Encontro dos Agentes de Inovação e o Seminário Contábil Tributário do Sistema OCB.
Confira a programação completa em https://www.competitividade.coop.br/