Técnicos agropecuários recebem treinamento sobre cooperativismo

"

Fortaleza (29/2) – A parceria entre o Sistema OCB/CE e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) deu mais um passo importante na direção do trabalho que será realizado junto às cooperativas agropecuárias que fazem parte do Projeto Agro, o programa de comercialização dos produtos da agricultura familiar. A capacitação realizada é resultado do convênio firmado entre as duas instituições para fortalecer o cooperativismo agropecuário local.

Durante uma semana, vinte técnicos da Ematerce receberam todas as informações de como funciona o cooperativismo, seus princípios e tudo sobre a cultura da cooperação.

“A nossa meta com esse curso é formar os técnicos da Ematerce sobre a cultura cooperativista, informá-los sobre o que é e como funciona o cooperativismo. Queremos fazer com que essas pessoas se tornem educadores no cooperativismo e, não só, consultores. É sentir o que está se passando na cooperativa e contribuir corrigindo o que precisa ser melhorado, orientar ou aperfeiçoar os produtores no que é realmente necessário”, disse a Gerente de Formação Profissional do Sistema OCB/CE, Ilana Oliveira.

De acordo com a Ematerce, dez técnicos irão se inserir nas cooperativas, de imediato, para iniciarem o trabalho de orientação técnica de extensão rural junto aos cooperados. “Vamos fazer a assistência técnica de extensão rural junto aos cooperados, que são o nosso público. Os técnicos da Ematerce irão ficar dentro das cooperativas, acompanhando o trabalho de perto. E eu acredito que o cooperativismo agropecuário será mais fortalecido, tanto no número de cooperativas que possam vir a existir, quanto na ampliação do quadro de sócios de cada cooperativa.”, disse Sérgio Lima, assessor da Gerência de Apoio Técnico da Ematerce. Ainda segundo Sérgio, dos dez técnicos que entrarão em campo posteriormente, dez desses iniciarão o trabalho até meados deste ano; e o restante até maio de 2017.

O PROJETO AGRO

O programa de comercialização dos produtos da agricultura familiar, oriundos das cooperativas agropecuárias do Ceará existe há dois anos e ganhou força durante os anos com a União das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Ceará. Com o trabalho de acompanhamento realizado pelo Sistema OCB/CE, as cooperativas ganharam espaço conquistando um local apropriado para iniciarem a comercialização dos seus produtos diretamente ao consumidor, o que antes acontecia pelas mãos dos atravessadores. Para o Técnico de Monitoramento junto às cooperativas agropecuárias, Francisco Alves Queiroz, a capacitação dos técnicos da Ematerce é um marco no Projeto Agro. “Todo esse trabalho só fortalece o Projeto Agro: uma iniciativa focada na comercialização dos produtos das cooperativas. Esse apoio da Ematerce será muito significativo. Sem esse apoio, o Projeto Agro demoraria mais tempo a se consolidar.”, comemorou Queiroz.

O Técnico da Ematerce, Carlos Roberto Gomes, que já havia tido uma experiência numa cooperativa do município de Maranguape, a COOPERFAM, o trabalho de cooperação e orientação junto aos cooperados aconteceu, por exemplo, por comunidade, o que facilitou o processo de orientação. “O curso irá trazer bem mais conhecimentos a nós técnicos da Ematerce, levará inovação às cooperativas, melhorará o trabalho junto aos conselhos administrativo e fiscal das cooperativas, etc. São muitos benefícios”, disse Gomes.

A capacitação com os técnicos da Ematerce terá continuidade de forma sistematicamente até o final do ano para acompanhar, de perto, todas as necessidades que forem surgindo com o andamento do processo.

"

Conteúdos Relacionados