Pais visitam local de trabalho e estudo dos filhos

"

Integração entre pais e filhos. Foi com esse objetivo que o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do estado de São Paulo (SP) promoveu um encontro diferente: levando os pais para conhecerem o local de trabalho e estudo de seus filhos, jovens aprendizes. Este foi o primeiro encontro de 2013 com pais e responsáveis dos participantes do programa Aprendiz Cooperativo. Durante o evento, organizado pelo Núcleo de Aprendizagem Profissional do Sescoop/SP,  cerca de 35 pais e responsáveis conheceram as instalações da instituição, as salas de capacitação, o laboratório de informática e o trabalho realizado pela equipe de Acompanhamento Multidisciplinar.

“O intuito do acompanhamento multidisciplinar é auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional do jovem”, explicou a analista de Formação Profissional Maíra Barreto. “Acreditamos que a orientação seja mais eficaz que a intervenção. Quando se norteia o jovem, a probabilidade de que ele tome decisões mais assertivas aumenta significativamente. Quando isto acontece, para nós, significa que parte do nosso trabalho foi alcançado”, completou.

Após apresentação da Equipe Multidisciplinar, os pais e responsáveis assistiram a palestra “Criando Adolescentes em Tempos Difíceis”, com a psicopedagoga Elizabeth Monteiro, autora de livro de mesmo nome. “Estes encontros têm o objetivo de aproximar o Sescoop dos pais e responsáveis pelos Aprendizes, sempre trazemos para discussão assuntos relacionados ao contexto familiar e profissional, convivência entre o jovem e a família”, explica Flávia Afonso, coordenadora do Programa Aprendiz Cooperativo. “Nossa intenção é deixar clara a importância da presença e participação dos pais e responsáveis nesse momento da vida dos jovens. Essa aproximação é de suma importância neste processo de desenvolvimento pessoal e profissional”.

O próximo encontro está previsto para acontecer em agosto. Confira algumas fotos do evento.

Aprendiz Cooperativo
O programa do Sescoop/SP proporciona às cooperativas condições de se adequarem à Lei 10.097/00 e ao Decreto 5.598/05, que estabelecem cota obrigatória de contratação de jovens aprendizes para cooperativas que se enquadram nos critérios de médio e grande porte. O programa oferece formação cidadã pautada nos valores cooperativistas, que possibilita ao jovem o seu desenvolvimento integral e inserção no mundo do trabalho. Na sede do Sescoop/SP, o Aprendiz conta com laboratório de informática, biblioteca, salas de aula, equipe de instrutor de qualificação, psicóloga e assistente social para realizar o acompanhamento multidisciplinar.
(Fonte: Sescoop/SP)
 

"

Conteúdos Relacionados