Lançado livro sobre trajetória da Unimed Maringá

"

Foi lançado, nesta quarta-feira (15/12), em Maringá, o livro "O Caminho do Tempo", escrito pelo jornalista Rogério Recco, que conta a história dos 30 anos da Unimed Maringá. De acordo com o autor, seria um desperdício narrá-la sem fazer referência à trajetória da atividade médica na cidade, que teve início em 1946, quando chegou à "boca de sertão" (como eram chamados os povoados implantados em meio à floresta pela Companhia Melhoramentos) um médico baiano chamado Lafayette da Costa Tourinho.

"Depois dele, vários outros médicos foram aparecendo, atraídos pela oportunidade de ganhar a vida no novo eldorado paranaense. Maringá, cujo nome foi emprestado da famosa música de Joubert de Carvalho - ele também um profissional da saúde - ganhou seus primeiros hospitais, todos pequenos, construídos com a madeira extraída da mata ao redor, conta Recco.

Enredo
Com suas 180 páginas, o livro "O Caminho do Tempo" vai, assim, atravessando décadas e contando histórias como a do médico Leandro Lobão Luz, hoje com 89 anos e ainda em atividade. Ele chegou em 1951, convidado por um dos gerentes da Companhia, para a qual passou a prestar serviços, examinando trabalhadores que se apresentavam para a derrubada do sertão. Exemplares do livro também serão distribuídos para escolas e bibliotecas públicas do município.

Unimed Maringá

A Unimed foi fundada em 1982, por 40 profissionais, como reação ao avanço da chamada "medicina mercantil". Do amadorismo de seus primeiros tempos, a Unimed cresceu e, atualmente, conta com 150 mil clientes, 750 cooperados, 430 colaboradores e é a terceira maior do Estado.
(Fonte: Ocepar)

"

Conteúdos Relacionados