Comigo: crescimento planejado

"

A equipe de produção da Revista Saber Cooperar está preparando a próxima edição do veículo, que trará como assunto principal o tema “Inovação”. A procura de bons exemplos nesta área, acabamos em uma cidade no Sudoeste Goiano, chamada Rio Verde. Lá, fica a sede da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), onde tivemos a oportunidade de ver, na prática, o sucesso da boa gestão, pautada no planejamento, com auxílio da tecnologia. Antes de a revista ficar pronta, confira um pouquinho da história que conhecemos por lá.

Em setembro, a Comigo deve concluir as obras de ampliação do parque industrial, em Rio Verde (GO). As novas instalações vão aumentar a capacidade de esmagamento de soja , que hoje é de 1.000 toneladas/dia para 3.000. A Comigo foi pioneira no setor de esmagamento do grão, produção de óleo e farelo no Centro-Oeste. A primeira indústria foi instalada em 1983, deixando de exportar soja in natura, para comercializar produto com maior valor agregado. 

Segundo o presidente da Comigo, Antônio Chavaglia, foram investidos no empreendimento R$ 270 milhões de recursos próprios. A Comigo tem  5.900 cooperados e emprega mais de 200 pessoas. Com ampliação, a previsão é que surjam mais 200 novas vagas no complexo industrial que contará ainda com uma nova fábrica de fertilizantes com capacidade de armazenamento de 150 mil toneladas de matéria prima e 240 toneladas/hora de mistura. O parque também terá novas caldeiras a vapor, fabrica de fertilizantes e ampliação da produção de lacteos. 

Fundada em 1975, a Comigo foi constituída a partir do trabalho de um grupo de mais de 50 produtores rurais. Inicialmente, o principal objetivo da cooperativa era atender à demanda por armazenagem de arroz e milho. Além disso, a Comigo começou a fornecer insumos básicos como sacaria, fertilizantes, sementes e óleo lubrificante aos produtores da região.

“Toda cooperativa começa quando se há necessidade. As pessoas não conseguem trabalhar sozinhas e percebem que a melhor alternativa é se unirem para encontrar  soluções aos seus problemas, exemplifica o presidente da Comigo", Antônio Chavaglia.

Ficou com vontade de saber mais? Aguarde, pois, em breve estará disponível a 10ª edição da revista Saber Cooperar, contando esta história - modelo de inovação - em detalhes.

"

Conteúdos Relacionados