28ª Agrishow: Cooperativismo prestigia maior feira de agronegócios da América Latina
A 28ª edição da Agrishow 2023, principal feira de tecnologia do setor no Brasil, que terminou na última sexta-feira (5) em Ribeirão Preto (SP), alcançou volume recorde de R$ 13,290 bilhões de negócios gerados e intenções de compra em máquinas agrícolas, de irrigação e de armazenagem.
“Para as cooperativas, as novidades expostas nas feiras agropecuárias ao redor do Brasil, inclusive na Agrishow, representam a possibilidades para alavancar seus negócios em benefício de seus cooperados. Outra satisfação é ver o cooperativismo de crédito ofertando soluções financeiras para todo o segmento agropecuário”, ressaltou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
O evento reuniu cooperativas agropecuárias e de crédito, produtores rurais, profissionais do campo, indústrias, empresas, fornecedores de serviços e tecnologias, institutos de pesquisas, órgãos governamentais, academia e startups para reforçar que o país está preparado para atender as demandas, por exemplo, de alimentos, fibras e energia sustentável.
Além da presença das cooperativas, o movimento também esteve presente por meio da tradicional Casa do Cooperativismo, local de referência para produtores rurais cooperados e suas cooperativas. Iniciativa do Sistema Ocesp destinada a promoção do movimento cooperativista e recebimento das caravanas de cooperativas, além de autoridades políticas e do setor agropecuário, com atendimento personalizado para visitantes.
Para elas
Durante a feira, foi divulgada a abertura das inscrições para a sexta edição do Prêmio Mulheres do Agro. A premiação realizou sua primeira edição em 2018 e já reconheceu histórias inspiradoras de 45 mulheres à frente dos negócios, atuando com gestão inovadora e sustentável em pequenas, médias e grandes propriedades rurais.
“As mulheres estão ocupando cada vez mais espaços e cargos estratégicos. Essa premiação demonstra como elas estão promovendo verdadeiras transformações para o agro e para o Brasil. São mulheres incríveis e o reconhecimento estimula outras de nós não apenas no segmento agro, mas na gestão e governança de cooperativas e de empresas”, destacou a superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella.
As inscrições seguem até 15 de agosto. Podem participar mulheres que gerenciam propriedades agrícolas com base nos pilares ESG – respeito ambiental, cuidado social e boa gestão. As premiadas serão reveladas em outubro durante o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio.