Por meio de visitas, Unimed Circuito das Águas se aproxima de seus cooperados

Imagem Destaque

2008
Sudeste
Saúde
Sim
Unimed São Lourenço Cooperativa de Trabalho Médico
229
235
Aprendizados, Gestão Democrática, Visitas
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Comunicação
Ao identificar dificuldades para se aproximar dos cooperados por causa de suas agendas cheias, a Unimed Circuito das Águas iniciou um projeto para visitar os médicos associados, a fim de informá-los sobre as novidades da cooperativa e coletar feedbacks sobre gestão e remuneração.

Contexto e desafios

Um dos grandes objetivos da mineira Unimed Circuito das Águas é aproximar a cooperativa de seus associados. Essa é uma tarefa um tanto desafiadora, sobretudo por causa da agenda atribulada dos médicos cooperados.

Em decorrência de sua ampla área de atuação, a Unimed Circuito das Águas tem cooperados distribuídos por diversas cidades da região de São Lourenço, município em que fica sua sede. Esse fator representa mais um elemento que precisa ser superado pela cooperativa em sua jornada de aproximação.

Diante disso, tanto as agendas ocupadas quanto o distanciamento geográfico impuseram a necessidade de criar uma nova solução para aumentar a interação dos cooperados com a cooperativa. A prática está alinhada com o objetivo estratégico de "Educação e integração cooperativista".

A solução para aumentar a conexão entre a organização e os médicos associados, então, foi levar a Unimed Circuitos das Águas até onde os profissionais estão. Isto é: em seus consultórios médicos. Assim, as visitas periódicas do Setor de Relacionamento com o Cooperado aos consultórios médicos começaram.

Desenvolvimento e metodologia

Além de promover a aproximação com os cooperados, as visitas periódicas também visam  levar informações relevantes, estimular a participação ativa e conhecer as opiniões, críticas e sugestões dos médicos.

Para executar todas essas ações, o Setor de Relacionamento com o Cooperado organiza o calendário e agendamento das visitas, que são realizadas anualmente pela gestora do setor. Depois de escolher a região visitada em um planejamento logístico, a cooperativa agenda os horários dos encontros com os consultórios.

Os assuntos a serem abordados durante as visitas são discutidos previamente com a alta direção. A escolha dos temas leva em consideração a relevância deles para os cooperados.

Durante a visita, o médico pode tirar suas dúvidas e questionar sobre as decisões tomadas pelos dirigentes da cooperativa, além de opinar e abordar diversos assuntos ligados à operação da Unimed Circuito das Águas com total liberdade para se expressar. É um processo de construção de confiança, afinal.

A visita ao consultório é paga pela cooperativa no valor de uma consulta médica, uma vez que ela é realizada durante o horário de trabalho do associado.  Ao final da visita, a gestora entrega ao cooperado um presente em nome da cooperativa, como uma forma de agradecer a atenção.

A fim de avaliar e aprimorar o processo, os médicos respondem uma pesquisa de satisfação, na qual podem se expressar sobre vários assuntos relacionados à cooperativa, bem como aos benefícios oferecidos e à remuneração. Por fim, o cooperado pode registrar críticas e sugestões de melhorias.

Todas essas etapas foram elaboradas para integrar melhor o cooperado com as decisões e práticas da cooperativa, assim como mantê-los inteirados sobre as informações relevantes. As visitas também são uma maneira de a Unimed Circuito das Águas receber um feedback valioso sobre a gestão.

Resultados e aprendizados

Todos os ciclos de visitas proporcionaram aprendizados e oportunidades de melhorias. Com o tempo, a Unimed Circuito das Águas percebeu, por exemplo, que o cronograma pré-agendado e a escolha de microrregiões para cada período de visitas oferecem oportunidades de conversar por mais tempo com o cooperado. A prática de pagar a consulta pelo tempo da visita também se originou de um desses aprendizados.

A cooperativa também aprimorou a pesquisa de satisfação e passou a identificar melhor o perfil do cooperado. Anteriormente, o cooperado avaliava apenas o atendimento recebido da cooperativa às suas demandas. Desde 2014, no entanto, a pesquisa é mais elaborada e analisa toda a gestão da cooperativa e a remuneração ofertada.

Os brindes que são entregues aos cooperados também foram modificados no decorrer dos ciclos. No início, todos os associados recebiam o mesmo brinde, mas a Unimed Circuito das Águas passou, depois, a oferecer brindes diferenciados.

Assim, a Unimed Circuito das Águas notou que os cooperados apreciam o momento da visita e se sentem à vontade para contribuir com suas sugestões. Isso ajuda a aumentar a conexão deles com a cooperativa e a fomentar uma relação de confiança com os gestores da instituição.

Contato da cooperativa

Luciana Junqueira, gestora Gestão de Pessoas - viviane.oliveira@unimedcircuito.coop.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Consectetur adipiscing elit. Suspendisse fermentum quam ut efficitur scelerisque. Ut ultricies diam vitae risus mattis finibus. Sed nibh ante, commodo ut est a, fermentum consectetur purus.Integer lacinia elementum ligula, at egestas elit volutpat sed.

Phasellus maximus ornare porttitor. Morbi non malesuada mauris. Integer elementum, arcu ut tristique consequat, ligula ipsum tristique risus, sit amet pulvinar dolor orci vitae lorem. Praesent in nisl in sapien tristique ultrices a eu enim. Maecenas aliquet, tortor vitae tristique auctor, metus tortor semper arcu, in commodo magna ligula vitae felis

Veja mais

Planejamento estratégico melhora transparência da Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Planejamento estratégico melhora transparência da Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP

A Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP criou a prática de desenvolvimento e acompanhamento do planejamento estratégico. O objetivo da iniciativa é trazer mais transparência para a relação da cooperativa com os associados e colaboradores. A ideia do projeto consiste na criação de um plano estratégico de cinco anos e o monitoramento constante da evolução rumo às metas propostas.

Unimed Cascavel cria identidade visual e ações gamificadas para apresentar planejamento estratégico
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed Cascavel cria identidade visual e ações gamificadas para apresentar planejamento estratégico

Unimed Cascavel cria personagem para explicar e divulgar o planejamento estratégico 2018-2021 em linguagem simples e didática. Cooperativa também disponibiliza ferramentas para que todos os colaboradores acompanhem a execução do plano.

Sicoob Credicom aumenta engajamento de colaboradores com evento anual
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicoob Credicom aumenta engajamento de colaboradores com evento anual

Pensando em aumentar a taxa de envolvimento dos colaboradores e seu conhecimento sobre a cooperativa, a Sicoob Credicom desenvolveu o Encontro Estratégico, evento anual para conferir resultados do ano anterior e apresentar as metas futuras.

Coopama desenvolve sistema de gestão para aprimorar processos
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Coopama desenvolve sistema de gestão para aprimorar processos

Após diagnosticar uma série de problemas causados pela falta de uma plataforma de gestão com informações centralizadas e atualizadas, a Coopama desenvolveu uma plataforma de Business Intelligence (BI), que agiliza as tomadas de decisão e aprimora o manejo de estoque da cooperativa.