Cresol conecta a juventude ao cooperativismo

Conectando gerações
Nesse cenário, a principal iniciativa se dá por meio do projeto Juventude Conectada, que já acumula quatro edições. O projeto foi idealizado como uma alternativa de engajar os jovens de à cooperativa e teve início ainda durante a pandemia de Covid-19, em 2020. O Juventude Conectada é destinado a jovens do meio urbano e rural, com idade entre 18 e 25 anos, que sejam cooperados ou filhos de cooperados ou que tenham um relacionamento próximo com a Cresol, que estejam em processo de sucessão familiar da unidade produtiva da família ou ligados a iniciativas empreendedoras. Nele, jovens de todo o Brasil que sejam cooperados ou filhos de cooperados participam de uma jornada de aprendizagem on-line durante 14 semanas. O projeto Juventude Conectada tem a finalidade de fomentar o relacionamento da Cresol com o público jovem, instigando o desenvolvimento pessoal e profissional por meio de três eixos:- Educação Cooperativista
- Educação Financeira
- Educação Profissional
Cooperativismo jovem
A cooperativa enxerga a jornada que os jovens constroem durante o Juventude Conectada como forma de fortalecer a continuidade e o futuro das cooperativas singulares do Sistema Cresol. Esse ponto de vista também leva em consideração a vivência cooperativa do jovem e seus familiares em outros projetos de desenvolvimento dos cooperados e de seus empreendimentos promovidos pela Cresol. Além disso, o envolvimento dos jovens com a cooperativa aumentou. Agora, os jovens estão mais presentes nos conselhos de administração e conselhos fiscais, assim como se estão se tornando Embaixadores Cresol - um projeto que busca conectar os cooperados às comunidades. “De maneira qualitativa, tanto para os jovens quanto familiares, conseguimos avaliar que as iniciativas promovem conhecimento e despertam interesse de colocar em prática os temas abordados, por meio de mudança de comportamentos”, conclui Helem Baldissera.Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Unimed Vitória adota metodologias ágeis para gerenciar o desenvolvimento de sistemas
Aplicada em procurar melhorar o processo de desenvolvimento de software, a Unimed Vitória adotou metodologias ágeis para modernizar os processos da área de tecnologia. A metodologia adotada pela cooperativa abrange todo o processo de desenvolvimento de sistemas e possibilita uma gestão mais eficaz dos projetos que estão sendo tocados.

Museu do Sicoob Credialto resgata história do cooperativismo
Desde a fundação da cooperativa, o presidente do Sicoob Credialto almejava criar um museu. A ideia ganhou corpo em 2011 e o Espaço Cultural e Museu do Cooperativismo foi inaugurado no ano seguinte, contando a história da cooperativa e do cooperativismo.

Unimed BH cria Centro de Serviços Compartilhados para aprimorar a eficiência, reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços
O Centro de Serviços Compartilhados (CSC) da Unimed-BH visa aprimorar a eficiência, reduzir custos, melhorar a qualidade dos serviços, além de permitir que as unidades se concentrem em suas atividades principais (assistência ao cliente/paciente), impulsionando assim a competitividade e a garantia do atendimento. Consiste em centralizar em sistema as solicitações de serviços da empresa, de forma padronizada e ágil.

Unimed-BH cria Centro de Inovação para fomentar práticas inovadoras
A Unimed-BH criou um Centro de Inovação para fomentar o desenvolvimento e a implementação de práticas inovadoras, além de disseminar a cultura da inovação. Com uma divisão de áreas, a cooperativa organizou e centralizou as propostas sugeridas.