Coopama cria universidade para oferecer capacitação mais personalizada aos colaboradores

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2018
Sudeste
Agropecuário
Não
Cooperativa Agrária de Machado Ltda
3400
368
capacitação, educação, Qualificação, Universidade corporativa
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Educação
A Universidade Corporativa Coopama está estruturada em quatro escolas, com programas focados nas necessidades e lacunas de formação identificadas pela cooperativa. Além do desenvolvimento técnico e operacional, a universidade fortalece a cultura organizacional e consolida o senso cooperativista entre os participantes.

Contexto e desafios

A Coopama é uma cooperativa agrária fundada em 1944 na cidade mineira de Machado, e hoje atua nos setores de café, grãos, nutrição animal, insumos agrícolas e fertilizantes, entre outros. A cooperativa mantém, há alguns anos, iniciativas de capacitação e desenvolvimento de seus colaboradores, porém as exigências do mercado levaram à criação de um projeto educativo unificado: a Universidade Corporativa Coopama. 

Segundo a cooperativa, o momento atual tem sido marcado por uma concorrência acentuada e complexa, que demanda novos formatos, novas ferramentas e novas metodologias para a educação corporativa e formação contínua. 

Além disso, a transição dos conhecimentos, em especial relacionados ao agronegócio, está cada vez mais rápida, exigindo a formulação de novos saberes ou a renovação dos saberes anteriores para a consolidação do negócio.

Esta combinação de fatores levou à idealização e implantação da Universidade Corporativa Coopama em 2019. O objetivo é que a escola acompanhe a cooperativa de forma perene e contribua para que a Coopama se reinvente continuamente, de acordo com as necessidades de seus cooperados e da sociedade.

Desenvolvimento e metodologia

A Universidade Coopama foi estruturada com quatro escolas diferentes:

  1. Escola de líderes: projeto a ser executado pelo parceiro BASF/M.Prado;
  2. Escola de Vendas e Atendimento: visa a treinar os alunos no jeito de atender e vender da Coopama;
  3. Jeito de Ser Coopama: processo de integração do colaborador e cooperado, no qual são divulgados os valores e a cultura da cooperativa e apresentados os departamentos e serviços oferecidos; 
  4. Escola de Excelência Profissional e Negócios: com foco no aperfeiçoamento, capacitação e formação para o trabalho.

A ideia é que as escolas trabalhem focadas naquilo que é importante para a Coopama, oferecendo roteiros formativos personalizados. Os cursos visam ao desenvolvimento técnico, comportamental e operacional dos alunos, ao mesmo tempo fortalecendo a cultura, ética e conduta e consolidando o senso cooperativista entre colaboradores e cooperados.

A cooperativa lista sete premissas institucionais estabelecidas para a Universidade:

  • Governança e liderança;
  • Alinhamento estratégico;
  • Aprendizado organizacional;
  • Desenvolvimento e capacitação de pessoas;
  • Atração e retenção de talentos;
  • Ganhos de produtividade;
  • Melhorias nos resultados.

A concepção, o planejamento e a curadoria do projeto são de responsabilidade da área de Recursos Humanos, que também considera como fonte de informação sobre a necessidade das áreas o Comitê Gerencial da Coopama – fórum em que os pares da Gerência de RH podem propor conteúdo.

Para viabilizar o projeto, a área de RH frequentemente recorre a parcerias com fornecedores, instituições de ensino superior, escolas do Sistema S e congêneres. Além disso, para definir os conteúdos produzidos e disseminados pela Universidade Corporativa, o RH recebe aporte teórico ou prático das outras áreas da cooperativa como Comercial, Marketing, Área Agronômica e Financeiro/Controladoria. 

Estão previstos também conteúdos sobre o cooperativismo, aportados pelas associações e organizações do setor. Para tanto, são executadas ações tanto presenciais quanto de Educação à Distância (EAD), por meio da plataforma Google Classroom.

Desenvolvimento do conteúdo

Tudo se inicia com o diagnóstico dos conteúdos a serem ministrados ou competências a serem desenvolvidas, considerando o planejamento estratégico da Coopama, os valores, a missão institucional e os princípios cooperativistas.

Os programas da universidade são impactados pela Avaliação de Desempenho e pela Pesquisa de Clima Organizacional da cooperativa. A primeira ferramenta aponta com precisão as lacunas de desenvolvimento que oportunamente poderão ser preenchidas com as ações da Universidade.

A segunda ferramenta também pode fornecer subsídios para o desenvolvimento das ações. Outros instrumentos também constituem subsídios importantes para a construção ou disseminação do conhecimento organizacional, tais como: 

  • Feedbacks de pesquisas realizadas com os cooperados;
  • Ações de clientes ocultos;
  • Observações reportadas pelos órgãos gestores da cooperativa, pelos conselhos da cooperativa ou advindos de consultorias externas.

Avaliação e controle

A cooperativa usa duas ferramentas para medir os resultados advindos do projeto de educação corporativa. São elas:

  • Avaliações de Reação - preenchidas pelos egressos dos programas logo após a conclusão dos cursos.
  • Avaliações das áreas beneficiadas pelas ações - breves memorandos, reportando as impressões do líder com relação ao desempenho ou comportamento dos liderados capacitados, realizados após 30 e 90 dias do término dos programas. 

Profissionais da área de Recursos Humanos também realizam, por amostragem, ações de monitoramento e controle.

Resultados e aprendizados

As ações da Universidade Corporativa Coopama se relacionam com três princípios cooperativistas: o quarto, “Autonomia e independência”, o sétimo, “Interesse pela comunidade”, e o quinto, “Educação, formação e informação”.

Os resultados da iniciativa são avaliados a cada final de processo das escolas que formam a Universidade. Na Escola de Líderes, houve avaliações objetivas a distância, nas quais foi analisado o aproveitamento do grupo frente ao conteúdo trabalhado.

Na Escola de Formação Profissional, cada treinamento interno técnico é avaliado com metodologia que envolve gincanas ou provas estabelecidas. Em cada processo, há uma busca constante por melhorias e pela satisfação dos grupos envolvidos, bem como dos resultados obtidos pela Coopama.

Os principais resultados do acompanhamento são apresentados nas reuniões periódicas do corpo de coordenadores e gestores, quando necessário, e são reportados informes sintéticos para a Diretoria.

CONTATO DA COOPERATIVA

Aline Borges, coordenadora de Marketing - aline@coopama.com.br

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