cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Com ecoponto, Castrolanda contribui para sustentabilidade na comunidade

Imagem Destaque

2016
Sul
Agropecuário
Não
Castrolanda Cooperativa Agroindustrial Ltda
1
3
Coleta, Ecoponto, Residuos
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Ambiental
Ao identificar problemas de descarte inadequado de lixo, a Castrolanda criou um ecoponto na cidade de Castro, onde fica sua sede. Os resíduos são tratados e têm diversas destinações: podem ser doados, reciclados ou descartados adequadamente no aterro sanitário da cidade.

Contexto e desafios

A Cooperativa Agropecuária Castrolanda, que fica sediada na cidade de Castro, no Paraná, diagnosticou um desafio ambiental crucial ligado ao descarte inadequado de resíduos. Produtores rurais e moradores do bairro de Castrolanda (que originou o nome da cooperativa) não tinham locais adequados para disposição de resíduos, o que resultava no descarte de lixo a céu aberto.

Isso não apenas comprometia a estética do local, mas acarretava sérias consequências ambientais, desde a falta de locais apropriados para aterros até a contaminação de aquíferos. Nesse sentido, a falta de um sistema eficiente de coleta e gestão de resíduos nas áreas rurais de atuação dos produtores cooperados agravava o problema. 

Além disso, a ausência de conscientização sobre o descarte adequado de diferentes tipos de resíduos amplificou os desafios. Portanto, as discussões no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Castro, do qual a cooperativa é parte, indicaram a necessidade urgente de uma gestão mais eficaz dos resíduos e a criação de postos de entrega.

Desenvolvimento e metodologia

Nesse cenário, em 2016, a cooperativa construiu o Ecoponto Castrolanda. O projeto visa fornecer uma infraestrutura para o descarte adequado, assim como educar a comunidade sobre a importância da separação correta de resíduos. 

O objetivo central da iniciativa é oferecer um local adequado para o descarte de diferentes tipos de resíduos, desde materiais recicláveis até pequenas quantidades de entulho. Além disso, o Ecoponto atua como um ponto de coleta para materiais urbanos recicláveis e reutilizáveis.

A iniciativa enfrentou obstáculos, contudo. O desenvolvimento do projeto precisou superar desde a burocracia envolvida na regularização do ecoponto até a necessidade de proporcionar uma educação ambiental efetiva para gerar mudanças reais nos hábitos da comunidade.

Diante desses desafios, a Castrolanda, atenta à Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabeleceu uma parceria com a Secretaria de Obras de Castro para criar o Ecoponto Castrolanda. 

Tirando o projeto do papel

Construir o Ecoponto Castrolanda, porém, não foi uma tarefa simples. A cooperativa precisou lidar com entraves burocráticos para dar início aos trabalhos. A solução foi tornar o ecoponto apto a receber somente uma série de resíduos especificados, enquanto o resíduo comum deveria continuar sendo destinado ao aterro municipal.

O projeto pratica um modelo de gestão compartilhada entre a área ambiental da Castrolanda, a associação local de moradores e a prefeitura. Uma planilha de controle registra a entrada de resíduos, o que permite uma visão mais clara do volume e do tipo de materiais recebidos. A iniciativa promove, ainda, a conscientização dos cooperados e moradores, gerando um maior senso de cidadania e responsabilidade ambiental.

Os resíduos são recolhidos duas vezes por semana e, depois de passar por uma triagem, são encaminhados a diferentes entidades de reciclagem ligadas ao poder municipal. Os resíduos de construção, por exemplo, são direcionados ao setor de gestão de obras no município e também podem ser encaminhados para usinas especializadas na produção de diversos materiais pré-moldados. 

Além disso, a Associação de Catadoras de Castro também recebe parte dos materiais descartados, o que cria empregos para várias mulheres da comunidade. Quando eletrodomésticos e eletroeletrônicos em condições de uso são descartados, o projeto os doa para entidades sociais. Tudo o que não pode ser aproveitado, por fim, é enviado ao aterro sanitário municipal. 

Resultados e aprendizados

Com a implementação do Ecoponto Castrolanda, a cooperativa agropecuária registrou uma redução notável do impacto ambiental. Desde o início das operações do projeto, o ecoponto passou a coletar 300 m³ de resíduos por mês. Esse montante é composto sobretudo por: 

  • Podas de jardim: 50%
  • Resíduos recicláveis: 30% 
  • Resíduos de construção civil: 18%
  • Resíduos eletroeletrônicos: 2%

Ademais, a Castrolanda fortaleceu sua imagem perante a comunidade ao demonstrar um compromisso efetivo com a sustentabilidade ambiental. A gestão mais eficiente dos resíduos também contribuiu para a qualidade de vida dos colaboradores, moradores da Colônia Castrolanda e da municipalidade como um todo.

Assim sendo, o Ecoponto Castrolanda trouxe um engajamento mais profundo da comunidade, contribuindo para o empoderamento da população local. Com isso, a cooperativa incentiva participação social e a integração com entidades públicas, fortalecendo a cooperação entre diferentes atores em prol de uma gestão ambientalmente responsável.

Em termos de aprendizado, a Castrolanda consolidou a compreensão de que o modelo de gestão compartilhada pode ser uma abordagem eficaz para lidar com desafios ambientais complexos. O envolvimento ativo dos cooperados e moradores evidenciou a importância de promover a conscientização e educação ambiental como parte integrante de projetos de sustentabilidade.

CONTATO DA COOPERATIVA

Patrícia Caron, supervisora ambiental - patricia@castrolanda.coop.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Viacredi adota voto por delegado para ampliar participação de cooperados em assembleias
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Viacredi adota voto por delegado para ampliar participação de cooperados em assembleias

Cooperativa catarinense Viacredi adota modelo de voto por delegado na Assembleia Geral e promove assembleias menores, sejam informativas ou deliberativas, para permitir maior participação de cooperados na gestão.

Projeto Brasileira realiza ação apoiada pelo Sicoob Unicentro Br
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Projeto Brasileira realiza ação apoiada pelo Sicoob Unicentro Br

O Projeto Brasileira é um movimento inspirador que busca dar voz e visibilidade às diversidades do universo feminino. Por meio do cooperativismo, mulheres se unem para inspirar e apoiar umas às outras. É um movimento de força e união, promovendo a solidariedade e a colaboração entre mulheres por meio da realização de diversos eventos solidários.

Sicredi Cerrado GO fomenta novos investimentos melhorando o relacionamento com associados investidores
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicredi Cerrado GO fomenta novos investimentos melhorando o relacionamento com associados investidores

Evento para fomentar novos investimentos por parte dos associados e prospects da agência, melhorando o relacionamento com associados investidores.

Com nova Central de Relacionamento, Unicred Central SC/PR aumenta rapidez e qualidade do atendimento
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Com nova Central de Relacionamento, Unicred Central SC/PR aumenta rapidez e qualidade do atendimento

Central da Unicred em Santa Catarina e Paraná cria estrutura única para atendimento a clientes das filiadas. Centralização otimiza os processos e alivia a carga de trabalho das agências, que podem se concentrar na assessoria financeira aos cooperados.