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Unimed-BH aposta em gestão por processos para incentivar visão sistêmica

Imagem Destaque

2009
Sudeste
Saúde
Não
Unimed Belo Horizonte Cooperativa de Trabalho Médico
5
5
Gestão por Processos, qualidade, Unimed BH
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
A Unimed-BH sentiu a necessidade de incentivar os colaboradores a entenderem os processos e serviços executados pela cooperativa. Para isso, a organização colocou um projeto de gestão de processos em prática. Com ele, os macroprocessos da Unimed-BH são divididos em inúmeras atividades que passam por mapeamento, definição de indicadores de desempenho, e definição do responsável. A cooperativa avalia que a nova dinâmica proporciona resultados positivos para o negócio.

Contexto e desafios

A Unimed-BH não mede esforços quando o assunto é inovar e melhorar a cooperativa interna e externamente. Por isso, em 2008, a organização incluiu o aprimoramento do modelo de gestão em seu planejamento estratégico.

Para melhorar a gestão, a Unimed-BH planejou a implantação de um sistema de gestão integrado (SIG). A iniciativa considerou os requisitos de gestão de risco e controle de qualidade da norma ISO 9001, que certifica a capacidade da empresa em fornecer bons produtos e serviços.

Dessa maneira, em 2009, a cooperativa decidiu implementar uma gestão por processos, buscando melhorar a qualidade dos procedimentos organizacionais. O objetivo principal é incentivar os colaboradores a enxergarem a cooperativa com uma visão sistêmica, entendendo os processos e serviços executados. 

Desenvolvimento e metodologia

A Unimed-BH precisou desenvolver uma metodologia capaz de suportar o SIG e alcançar os objetivos propostos. Com esse propósito, a gestão contou com o auxílio de ferramentas para o planejamento, a execução, o controle e a melhoria dos processos.

O início da prática se dá com a definição da cadeia de valor. A delimitação evidencia os processos de negócio, as atividades estratégicas e macroprocessos e a proposta de valor entregue aos clientes.

Em seguida, o macroprocesso é desmembrado em atividades e processos. Com a divisão feita, cada ação passa por um mapeamento, definição de indicadores e seleção de responsáveis.

  • Mapeamento do processo: composição do processo, considerando, fornecedores, insumos, produtos (saídas) e clientes.
  • Indicadores de desempenho: estabelecidos para monitorar os processos, proporcionando alcance de resultados e melhorias.
  • Definição de responsáveis: encarregados dos processos ou atividades e de promover a gestão dos resultados.

Junto dos responsáveis pelas atividades, a coordenação de processos e qualidade também está presente na iniciativa. A área padroniza os processos junto da gestão, e valida todos os documentos elaborados, disponibilizando-os na intranet da Unimed-BH.

Seguindo todos esses passos, a gestão de processos identifica erros e oportunidades de melhoria. E para detectar falhas e monitorar o andamento das ações, a cooperativa também realiza auditorias internas e externas.

Resultados e aprendizados

A gestão por processos da Unimed-BH já passou por diversas mudanças, sempre com o foco em oferecer uma prática de qualidade, que traz melhorias à cooperativa. Para facilitar a consulta do colaborador, a publicação da cadeia de valor e do mapa de processos e procedimentos passou a ser gerenciada eletronicamente.

Pensando na organização da gestão, a cooperativa se baseou no BPMN, uma notação para modelagem de processos de negócio, a fim de criar um diagrama. Junto a essas melhorias, a Unimed-BH definiu novos processos e atividades, de forma a aumentar o desdobramento da cadeia de valor.

Além de proporcionar números positivos, a gestão por processos também aumentou o conhecimento dos colaboradores sobre o negócio, melhorou os resultados da cooperativa e foi essencial para alcançar os objetivos estratégicos propostos no planejamento.

CONTATO DA COOPERATIVA

Daniela Maia, coordenadora de Comunicação - daniela.maia@unimedbh.com.br

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