As cooperativas agropecuárias, principalmente as da agricultura familiar, têm enfrentado desafios nos últimos dias. Algumas incertezas sobre a manutenção de políticas importantes para o setor surgiram, mas com a atuação da OCB e do Ministério da Agricultura, os impactos da pandemia serão minimizados. Dois importantes programas governamentais foram mantidos e estão entre as medidas mais eficazes para ajudar essas cooperativas a driblarem a crise.
E para tirar as dúvidas sobre compras públicas e como as cooperativas podem participar, convidamos o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke, para explicar como funcionam os programas de incentivo para o setor.
Assista aos vídeos e saiba mais!
O secretário de agricultura familiar e cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke, tirou algumas dúvidas sobre o funcionamento do PNAE e do PAA durante esse período de pandemia da Covid-19. Os dois estão entre os principais programas governamentais dos quais as cooperativas agro podem e devem participar e, por meio deles, continuarão a vender para os principais clientes - os governos municipais, estaduais e federais -, o que com certeza é um incentivo a mais para passar por essa crise!
Programa Nacional de Alimentação Escolar
Programa de Aquisição de Alimentos
DAP Jurídica
Esses programas são de iniciativa dos Ministérios da Educação, Cidadania e Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e contam com o apoio do Sistema OCB.
Para ter acesso às chamadas públicas do PNAE e outros editais de compras de acordo com os produtos de sua cooperativa, cadastre-se aqui no nosso Portal Cooperativas nas Compras Públicas!
E para saber mais informações sobre o envio de projetos do PAA Compra com Doação Simultânea, operacionalizado pela Conab, clique aqui.
Duvidas
Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com conosco pelo e-mail: compraspublicas@ocb.coop.br
Quer conhecer outras medidas importantes para as cooperativas durante a pandemia?